Remodelação da Rede Pública de Distribuição de Água de Beja
As condutas de distribuição de água e as canalizações prediais muito antigas ou em mau estado, nomeadamente em aço galvanizado, podem apresentar corrosão e originar o aparecimento de ferrugem e sabor a ferro, pelo que devem ser substituídas por material mais adequado.
O saneamento assim como o tratamento das águas residuais são fundamentais para a qualidade de vida, saúde pública e conforto das populações, controlo de poluição e preservação dos ecossistemas e recursos naturais do território.
Segundo o Decreto-Lei nº. 306/2007 de 27 de Agosto a EMAS sendo a entidade gestora de sistema de abastecimento público em baixa deve tendencialmente, disponibilizar, por rede fixa ou outros meios, água própria para consumo humano devidamente controlada, em quantidade que satisfaça as necessidades básicas da população e em qualidade na sua área geográfica. A mesma deve assegurar ainda as normas de qualidade fixadas no anexo I do decreto-lei atrás referido protegendo assim a saúde pública da população consumidora desta água.
Assim sendo e de forma a melhorar a distribuição e qualidade da água na cidade de Beja, a mesma está a ser alvo de uma empreitada de remodelação da rede pública de distribuição de água por parte da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS).
Esta empreitada tem como objetivo criar uma malha de distribuição principal, preparando assim a rede e a cidade para intervenções e expansões futuras. Em simultâneo estão a ser criadas zonas de medição e controlo e e a consolidar a divisão de fornecimento de água em três anéis de distribuição e ainda estão a ser substituídos ramais domiciliários de água numa destas zonas de medição e controlo.
Apesar de estas intervenções causarem alguns transtornos à população considero as mesmas de extrema importância visto nalgumas zonas da cidade de Beja as condutas de distribuição de água e as canalizações prediais serem muito antigas, garantido assim o controlo da qualidade de água fornecida para consumo humano com o objetivo de salvaguardar a saúde pública da população abrangida pela mesma.
Fontes:
- Redes de Abastecimento e Drenagem, http://www.smasalmada.pt/portal/page/portal/front_end_portal_smas_almada/recursos/imagens/conteudos/Mundo%20da%20%C1gua/Publica%E7%F5es/folhetos/redes_prediais.pdf
- Boletim Externo nº.4 de Abril de 2011, http://www.emas-beja.pt/boletim/Boletim%20Externo/Boletim_Externo_N4_Mar_11.pdf
- Decreto Regulamentar nº. 23/95 de 23 de Agosto, http://dre.pt/pdf1sdip/1995/08/194B00/52845319.pdf
- Decreto-Lei nº. 306/2007 de 27 de Agosto, http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16400/0574705765.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário