"EMAS vai às escolas" - Pré-escolar
Nos tempos modernos é sabido que a brincadeira é uma necessidade no desenvolvimento do ser humano e não pode ser vista apenas como mera diversão.
O uso de material lúdico não só facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural assim como colabora para uma boa saúde mental e um estado interior fértil, facilitando assim a expressão e construção do conhecimento.
A criança não só brinca por prazer e por distração, mas também brinca à procura de novos saberes, novos conhecimentos.
Desta forma no âmbito do projeto Heróis da Água nas sessões realizadas aos alunos do ensino pré-escolar são desenvolvidas as seguintes atividades:
- História do Herói da Água e os seus amigos
- Pintura de desenhos alusivos ao uso eficiente da água
- Bilhete de Identidade do Herói
Foto 1 |
A história passa-se num bosque em que Pling num passeio pelo mesmo com o seu amigo Zapp fica com muita sede, e ao encontrar uma fonte de água bebe dessa água.
Ao fim de umas horas fica doente e começa a pedir ajuda pelo bosque, em que para o ajudar aparece o Herói da Água.
o Herói da água ao perguntar-lhe se tinha bebido água da fonte explica ao Pling e ao Zapp que não devem beber dessa água, pois a mesma não é controlada nem tratada, dai podermos ficar doentes.
De seguida ainda explica que a água da torneira é uma água que é tratada e controlada diariamente sendo assim uma água segura de beber.
Depois de ouvirem a história os alunos do pré-escolar pintam desenhos com mensagens alusivas ao uso eficiente da água (foto 2).
Foto2 |
Para finalizar as atividades, os alunos pintam uma das mão e calcam numa folha, atribuindo-lhes assim o titulo de heróis da água (foto 3).
Foto 3 |
No final da sessão e como não podia deixar de ser o Herói da Água aparece para delicia dos mais pequenos (foto 4).
Foto 4 |
Segundo a Direção Geral da Educação a promoção e educação para a saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
No processo de desenvolvimento da criança a educação para a saúde deve ser vista como sendo uma responsabilidade de todos nós adultos, sejamos pais, educadores, familiares, Técnicos de Saúde Ambiental, etc.
Desta forma um dos objetivos da realização destas atividades é que os alunos adoptem ou modifiquem comportamentos que lhes permitam um melhor nível de saúde.
Fontes:
- A brincar também se aprende, http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/614/TM_PE_CATIACARVALHO_2012.pdf?sequence=4
- Promoção e educação para a saúde, http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/index.php?s=directorio&pid=36
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