terça-feira, 4 de junho de 2013

"EMAS vai às escolas" - Pré-escolar



Nos tempos modernos é sabido que a brincadeira é uma necessidade no desenvolvimento do ser humano e não pode ser vista apenas como mera diversão. 

O uso de material lúdico não só facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural assim como colabora para uma boa saúde mental e um estado interior fértil, facilitando assim a expressão e construção do conhecimento.

A criança não só brinca por prazer e por distração, mas também brinca à procura de novos saberes, novos conhecimentos.

Desta forma no âmbito do projeto Heróis da Água nas sessões realizadas aos alunos do ensino pré-escolar são desenvolvidas as seguintes atividades:
  • História do Herói da Água e os seus amigos
  • Pintura de desenhos alusivos ao uso eficiente da água
  • Bilhete de Identidade do Herói
Relativamente à atividade da história do Herói da Água e os seus amigos, os alunos ouvem uma história em que as personagens principais são o Heróis da Água e os seus amigos Pling e Zapp. O Pling é o herói da energia e o Zapp dos resíduos (foto 1).


Foto 1


A história passa-se num bosque em que Pling num passeio pelo mesmo com o seu amigo Zapp fica com muita sede, e ao encontrar uma fonte de água bebe dessa água.
Ao fim de umas horas fica doente e começa a pedir ajuda pelo bosque, em que para o ajudar aparece o Herói da Água.
o Herói da água ao perguntar-lhe se tinha bebido água da fonte explica ao Pling e ao Zapp que não devem beber dessa água, pois a mesma não é controlada nem tratada, dai podermos ficar doentes.
De seguida ainda explica que a água da torneira é uma água que é tratada e controlada diariamente sendo assim uma água segura de beber.

Depois de ouvirem a história os alunos do pré-escolar pintam desenhos com mensagens alusivas ao uso eficiente da água (foto 2).

Foto2 

Para finalizar as atividades, os alunos pintam uma das mão e calcam numa folha, atribuindo-lhes assim o titulo de heróis da água (foto 3).

Foto 3
No final da sessão e como não podia deixar de ser o Herói da Água aparece para delicia dos mais pequenos (foto 4).

Foto 4
Segundo a Direção Geral da  Educação a promoção e educação para a saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

No processo de desenvolvimento da criança a  educação para a saúde deve ser vista como sendo uma responsabilidade de todos nós adultos, sejamos pais, educadores, familiares, Técnicos de Saúde Ambiental,  etc.

Desta forma um dos objetivos da realização destas atividades é que os alunos adoptem ou modifiquem comportamentos que lhes permitam um melhor nível de saúde.

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário