segunda-feira, 3 de junho de 2013

"EMAS vai às escolas" - 2º Ciclo




Como já foi referido num post anterior, a promoção e educação para a saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

Desta forma, nas sessões realizadas para os alunos do 2º ciclo (5º e 6º Ano) inseridas no no "EMAS vai às escolas" são utilizados diversos materiais didáticos e de apoio.

Nestas sessões são desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Descrição do ciclo urbano da água (concelho de Beja);
  • Sensibilização do consumo de água tratada;
  • Sensibilização para o uso eficiente da água;
  • Consumo seguro da água;
  • Demonstração do sistema de distribuição de água.

Na descrição do ciclo urbano da água, o recurso utilizado é uma apresentação em formato prezi (foto 1).

Foto 1
É explicado o ciclo urbano da água do concelho de Beja desde a sua captação na origem , passando pelo tratamento, distribuição, tratamento de águas residuais até à devolução em meio hídrico da água residual tratada. 

Ainda durante esta apresentação os alunos são sensibilizados para não consumirem água em que a origem seja de fontes, pois as mesmas não estão ligadas à rede pública de distribuição de água (foto 2).

 A água desta origem é uma água que não é controlada nem alvo de tratamento, sendo por isso um risco para a saúde pública.

Foto 2
Ainda relativamente a este tema, os alunos observam caixas de petri com culturas de microrganismos presentes na água não tratada (foto 3).

Foto 3
Os alunos relativamente a este tema são muito curiosos e colocam muitas questões, mas ao mesmo tempo é notório que ficam sensibilizados para este tema.

Alguns alunos chegaram mesmo a dizer que já não iam beber água das fontes, o que torna gratificante todo o trabalho realizado nesta sessões.

Desta forma sensibilizamos ao consumo de uma água segura, como por exemplo a água da torneira, pois a mesma é tratada e controlada diariamente pela EMAS.

De seguida, é transmitido aos alunos a importância da água nas nossas vidas assim como  para a necessidade de a usarmos de forma eficiente.

No final os alunos assistem a uma demonstração de como funciona a distribuição da água desde a origem até ás torneiras (foto 4 e 5).

Foto 4

Foto 5
A realização destas sessões são relevantes, pois é uma forma didática e diferente de os alunos adquirirem novos conhecimentos assim como hábitos mais saudáveis no que se refere ao consumo de uma água segura.

Fontes:
- Promoção e educação para a saúde, http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/index.php?s=directorio&pid=36


Sem comentários:

Enviar um comentário