Heróis da Água na Ovibeja 2013
A Ovibeja começou por ser um certame principalmente agro-pecuário, mas nos dias de hoje e ao fim de 30 anos é a maior feira de atividades económicas do Sul do país.
Com uma forte matriz na cultura ancestral do Alentejo, a Ovibeja acolhe todos os anos mais de um milhar de empresas e entidades participantes e é visitada por mais de 200 mil pessoas.
O apelo ao uso eficiente da água marcou a edição deste ano da Ovibeja.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS), como em todos os anos anteriores, este ano também marcou presença na grande feira do sul com bastantes pontos de interesse.
Para além dos temas centrais associados à atividade principal da Empresa, mostra de grandes projetos e participação do laboratório, foi dado um destaque muito especial à iniciativa, Heróis da Água.
O Projeto Heróis da Água é promovido pela EMAS de Beja e pela Câmara Municipal de Beja, enquadra-se na área da sensibilização e educação ambiental, especialmente focado para a promoção do uso eficiente da água.
O projeto Heróis da Água assenta em três linhas de atuação fundamentais:
- Envolvimento da comunidade,
- Sensibilização ambiental,
- Promoção do conhecimento e incentivo à investigação.
Atendendo que este ano se comemora o Ano Internacional de Cooperação pela Água, declarado pelas Nações Unidas e com a água nas suas mais variadas vertentes como tema central da Ovibeja, o projeto Heróis da Água marcou a sua presença com um espaço direcionado para as crianças em que o mesmo era tema de conversa na atividade Pegada Aquática.
O espaço, mais precisamente um autocarro caracterizado com a imagem característica do projeto Heróis da Água chamou a atenção de gente pequena e crescida.
A quem entrava neste autocarro era dada a oportunidade de ouvir uma história do Herói da Água, de jogar à Pegada Aquática e de pintar desenhos alusivos ao projeto heróis da água.
A Pegada Aquática consta num jogo em que são feitas perguntas alusivas à utilização da água no dia-a-dia, no final obtêm-se uma pontuação. Com essa pontuação conclui-se se a pessoa que jogou tem uma pegada aquática pequena ou grande, sendo a pequena a melhor pois quer dizer que utiliza eficientemente a água no seu dia-a-dia.
A história do Herói da Água fala sobre o Herói da Água e os seus amigos, a mesma tem como objetivo educativo para o não consumo de água em que a origem da mesma seja de fontanários não ligados à rede de distribuição pública, pois o consumo dessa água pode constituir um risco à saúde pública com todas as implicações que envolvem o consumo de água não tratada.
Fotos tiradas na Ovibeja
Foto 1: Herói da Água a cumprimentar o Presidente da Câmara Municipal de Beja |
Foto 2: Entrada no Autocarro |
Foto 3: Momento da Pegada Aquática |
Foto 5: Momento da História do Herói com direito a reportagem para a RTP |
Fontes:
- Correio Alentejo, Ovibeja 2013: Vai começar a festa do Alentejo!, http://www.correioalentejo.com/?diaria=9122&page_id=36
- O que é a Ovibeja, http://www.ovibeja.pt/index.php?go=apresentacao
- Heróis da Água, http://www.emas-beja.pt/herois_da_agua.asp