segunda-feira, 1 de abril de 2013

Portugal com média de uma morte por dia devido a acidente de trabalho ou a doença profissional




Segundo o negócios online, Portugal está com média de uma morte por dia devido a acidente de trabalho ou doença profissional.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), revelou hoje, que em Portugal estima-se que uma pessoa morra diariamente devido a acidente de trabalho ou doença profissional, além de o mundo laboral provocar ainda incapacidades temporárias ou permanentes, com pesados custos económicos e sociais para as pessoas e a sociedade.

A ACT acrescentou que as estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam para “mais de dois milhões de mortes relacionadas com o trabalho”.
E, salientou, a ACT, que as doenças profissionais “continuam a ser, a nível mundial, a causa principal das mortes relacionadas com o trabalho”.

Desde 1996 é comemorado em todo o mundo, o dia 28 de Abril como sendo o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, promovido pela OIT.

Em Portugal, a Assembleia da República, através da Resolução n.º 44/2001, instituiu oficialmente o dia 28 de Abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, recomendando ao Governo, no âmbito das comemorações deste Dia Nacional, a realização de uma campanha de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho.

De forma a darem seguimento a esta resolução os organismos públicos responsáveis pela Prevenção e Segurança no Trabalho têm vindo, desde 2002, a assinalar esta data, mediante a realização de diversas atividades.

A Prevenção das Doenças Profissionais é precisamente, o tema deste ano, de forma a homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

A ACT, responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho, está fortemente empenhada em celebrar esta importante data, como forma de sensibilizar os trabalhadores, empregadores e restante comunidade para a problemática da segurança e saúde no trabalho.
Igualmente associada a esta iniciativa está a OIT, através do seu escritório em Lisboa.
O início desta celebração será a Sessão de Lançamento do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho a realizar-se no próximo dia 3 de Abril, pelas 14 horas, no Auditório da Universidade de Évora.



A participação  neste evento é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento da respetiva  ficha de inscrição.

Para Consultar o programa do evento clique aqui.

O objetivo destas comemorações passam por consciencializar as entidades públicas, as organizações patronais, os sindicatos assim como os trabalhadores quanto à necessidade de promover políticas e incentivar comportamentos de segurança no trabalho, de forma a evitar os acidentes e as doenças profissionais.


Fontes:
- Negocios online, Portugal com média de uma morte por dia devido a acidente de trabalho ou doença profissional,



Sem comentários:

Enviar um comentário