domingo, 19 de maio de 2013

Heróis da Água - "EMAS vai às escolas" - 1º Ciclo



"...a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança..."(J.Piaget)


Segundo o estudo "O Lúdico na aprendizagem: Apreender e aprender" as atividades lúdicas exercem um papel importante na aprendizagem das crianças.

Ainda o mesmo estudo afirma que as crianças ao serem inseridas em atividades lúdicas aprendem a estrutura dos conteúdos culturais e sociais.


Assim no âmbito do Projeto Heróis da Água são realizadas sessões inseridas no "EMAS vai às escolas" recorrendo a diversos materiais didáticos e de apoio.

Nas sessões direcionadas aos alunos do 1º ciclo, mais precisamente do 1º ano ao 4º ano são desenvolvidas as seguintes atividades:
  • Descrição do ciclo urbano da água (concelho de Beja);
  • Experiências com água;
  • Sensibilização do consumo de água tratada;
  • Sensibilização para o uso eficiente da água;
  • Conselhos para poupar água;
  • Consumo seguro da água.
Na descrição do ciclo urbano da água, o recurso utilizado é um poster impresso com o ciclo urbano da água do concelho de Beja (foto 1).



Foto 1
É explicado o ciclo urbano da água desde a sua captação na origem , passando pelo tratamento , distribuição, tratamento de águas residuais até à devolução em meio hídrico da água residual tratada .

De seguida são feitas duas experiências com a água, onde os alunos registam numa ficha de registo o que observam e o que concluem na realização da mesmas (foto 2 e 3).


Foto 2
Foto 3
Uma das experiências tem como objetivo observar que nem todos os materiais se dissolvem na água, para isso é utilizado farinha, sal e açúcar e três copos com água. 
A farinha, o sal e o açúcar ao serem misturados com a água conclui-se que a farinha não se dissolve totalmente na água e o açúcar e o sal dissolve-se. 

Já a outra experiência tem como objetivo observar as propriedades da água, para isso são utilizados 3 copos, um com sumo, um água e outro com leite.
Os alunos são convidados a cheirar, a provar e a observar a cor dos três líquidos utilizados na experiência.
No final conclui-se que a água não tem sabor, cheiro e cor, ou seja, é insípida, inodora e incolor.

A realização destas experiências para além dos objetivos acima citados, tem como objetivo de os alunos compreenderem que nem toda a água que não tem cor, sabor e cheiro é própria para consumo humano.

No decorrer da sessão os alunos são sensibilizados para não consumirem (beberem) água de fontes.
Apesar de essa água apresentar um "aspecto agradável" é uma água que não é controlada e tratada, por isso, devem antes sim consumirem água segura, ou seja, água da torneira.

No final da sessão os alunos são também sensibilizados para o uso eficiente da água, para isso são apresentados alguns concelho de como devem poupar a água nas atividades realizadas no dia-a-dia. 

Para contentamento dos mais pequenos o herói da água aparece para os conhecer e tirar fotos de grupo (foto 4 e 5).

Foto 4
Foto 5





Para finalizar são entregues a todos os alunos brindes (balão, livro) alusivos ao projeto Heróis da Água.

Na minha opinião este tipo de projetos são relevantes no que diz respeito à adoção de comportamentos saudáveis e na aquisição de conhecimentos na criança em fase de desenvolvimento e aprendizagem.

Fontes:
- O Lúdico na aprendizagem: Apreender e aprender, http://jogoscooperativos.files.wordpress.com/2012/06/lc3badico.pdf
- Guia do projeto Heróis da Águahttp://www.emas-beja.pt/Herois%20da%20Agua/PDF/Herois/Guia_Projeto_Her%C3%B3is_da_%C3%81gua_v06.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário