quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tertúlia - Lar do Salvador




Segundo a Portaria nº. 67/2012 de 21 de Março considera-se estrutura residencial para pessoas idosas, o estabelecimento para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados 
de enfermagem.

Ainda, segundo a mesma portaria, a estrutura residencial para além de outros tem como objetivo contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo.

Desta forma, no âmbito do projeto Heróis da Água e porque a sensibilização ambiental não escolhe idades foi realizada uma sessão no Lar do Salvador.

Uma tertúlia designada "A Água que Bebo", onde a partilha de experiências e opiniões tornaram a sessão bastante participativa e animada.

O artigo "Linguagem e envelhecimento" apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, afirma que a linguagem permite-nos partilhar informações, pensamentos, conceitos, interagir com o outro, lembrar o passado, poder entender o presente e, muitas vezes até prever o futuro.

No inicio da Tertúlia foram colocadas algumas perguntas aos idosos com o objetivo de partilhar conhecimentos com os mesmos.

As perguntas que colocadas foram as seguintes:

  • Onde viviam antes de irem para o lar?
  • Qual a origem da água que bebiam onde viviam?
  • De onde vem a água que bebemos?
  • Bebem água da torneira?
  • Já beberam água de fontes? Se sim, quais?
  • Sabiam que a água distribuída pela EMAS é tratada e controlada?
De seguida os idosos foram sensibilizados para a importância do consumo diário de água e dos  seus benefícios para a saúde, por isso, antes de terminar a tertúlia foi-lhes oferecido um pequeno lanche em que a bebida principal foi sumo feito com água da torneira.

No final, e de forma a incentivar a atividade física houve um pequeno baile em que os idosos tiveram a oportunidade de dançar com o Herói da Água.

Como futura Técnica de Saúde Ambiental considero muito importante este tipo de ações de sensibilização direcionadas para este público alvo, pois as mesmas tem como objetivo educar para saúde assim como promover o convívio social.

Fotos tiradas nesta atividade



Foto 1 : Momento de conversa sobre o tema da tertúlia


Foto 2: Momento de leitura de um poema realizado por uma residente do Lar


Foto 3 : Momento do baile 



Poema: A Água


À água temos que agradecer
Tudo aquilo que nos dá
Ninguém podia viver
Sem ela nada há
Os campos faz florir
Cresce tudo que é vivente
É tão lindo ouvir
Murmurar na corrente
Temos que a poupar
É o nosso dever
Se ela um dia faltar
Como podemos viver
Ela movimenta o mundo
Temos que lhe dar valor
Seja doce ou salgada
Ó sangue de toda a terra
A água é sagrada.

Maria Antónia Borges
75 anos S.Matias



Fontes:
- Linnguagem e Envelhecimento: Proposta de Intervenção em Grupos de Idosos Ativos, http://www.geracoes.org.br/arquivos_dados/foto_alta/arquivo_1_id-135.pdf
- Portaria nº.67/2012 de 21 de Março, http://www4.segsocial.pt/documents/10152/532229/Portaria_n_67_2012_21_marco

Sem comentários:

Enviar um comentário