quinta-feira, 2 de maio de 2013

Projeto Heróis da Água - "EMAS vai às escolas"




Atualmente, o desperdício aliado ao aumento da procura de água, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta.

Assim, a água é um recurso hídrico que deve ser utilizado para benefício do Homem sem comprometer as necessidades dos ecossistemas e a continuidade hídrica dos cursos de água.

Em Portugal , um instrumento de gestão imprescindível para a proteção dos recursos hídricos é o Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), o mesmo tem como principal objetivo a promoção do uso eficiente da água em Portugal, especialmente nos setores urbano, agrícola e industrial.

Desta forma, e sensibilizadas para esta realidade, a EMAS e a Câmara Municipal de Beja implementou o Projeto Heróis da Água.

Este projeto enquadra-se na área da sensibilização e educação ambiental, especialmente focado para a promoção do uso eficiente da água.

Num contexto de proximidade com a comunidade escolar e com o auxilio de vários materiais didáticos e de apoio, as ações inseridas no "EMAS vai às escolas" visam uma atuação a nivel da sensibilização ambiental.

Sendo o público alvo os alunos que frequenta estabelecimentos de ensino situados no concelho de Beja, o conteúdo temático do "EMAS vai às escolas" é abrangente tendo em conta o grau de conhecimentos dos alunos, no entanto,  estão presentes as seguintes matérias:

  • Descrição do ciclo da água;
  • Descrição do ciclo urbano da água (concelho de Beja);
  • Apresentação de microrganismos presentes em águas contaminadas (sem tratamento);
  • Experiências com água;
  • Sensibilização do consumo de água tratada;
  • Sensibilização para o uso eficiente da água;
  • Conselhos para poupar água;
  • Valor ambiental da água;
  • Valor económico da água;
  • Consumo seguro da água.
Como forma de incentivo à participação no projeto todas as escolas que participarem no projeto receberão uma bandeira dos Heróis da Água a comprovar que a escola pertence à Rede Social em Defesa dos Recursos Hídricos e à Rede de Agentes de Educação para a Água.

Serão ainda entregues diplomas a identificar os alunos participantes como Heróis da Água.

Como futura Técnica de Saúde Ambiental considero este projeto de extrema importância  pois considero que o mesmo permite criar uma atitude duradoura no que respeita ao uso eficiente da água junto da população alvo assim como dos seus familiares diretos visto que as crianças "levam" para casa o que aprendem na escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário