segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Intoxicação Alimentar em Alenquer





Segundo o Portal da Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada três habitantes de países industrializados sofre, por ano, intoxicações alimentares - doenças transmitidas pelos alimentos.

Nos últimos dias tem sido tema de assunto na comunicação social uma intoxicação alimentar em escolas de Alenquer.
No passado dia 23 de Novembro cerca de 50 crianças deram entrada no serviço de urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas de uma alegada intoxicação alimentar. 
Segundo uma médica do serviço, as crianças vinham de casa e também da escola, com sintomas típicos de intoxicação alimentar, diarreia e vómitos. 
Ao final dia o número de crianças que deram entrada nas urgências já tinha subido para 80, das quais firam seis internadas devido a desidratação.
O presidente da Câmara de Alenquer, informou que seria instaurado um inquérito para apurar as causas dos sintomas.


Segundo apurou o Expresso, a  Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Câmara Municipal de Alenquer abriram uma investigação e um inquérito, respetivamente, para perceber o que provocou a intoxicação alimentar a cerca de 100 crianças do concelho na sexta-feira. 

Na altura, o caso pareceu estranho porque, aparentemente, os menores nada tinham em comum, mas depois soube-se que a ligação é a empresa responsável pela confeção da comida, que nesse dia foi caldo verde e arroz de aves.

A empresa em questão fornece refeições a todas os jardins de infância e escolas do 1º ciclo de Alenquer desde 12 de Novembro.Segundo o presidente da câmara, apesar de estarem confirmados 88 casos de crianças afetadas, o número deve subir, já que alguns menores podem ter sido levados ao hospital pelos pais.Adiantou ainda que foi montado um serviço de atendimento em conjunto com o posto de saúde e com os bombeiros, mas que estava a ser apurado se havia mais crianças a serem assistidas.


As últimas noticias adiantam que os pais marcaram presença na sessão de câmara e solicitaram à autarquia a suspensão imediata do serviço.
Na mesma sessão ouviram-se queixas relativamente à qualidade da comida e alguns pais questionaram o modo de transporte da mesma e as horas em que era confecionada, para chegar a algumas escolas ao início do dia de aulas.
O presidente da câmara esclareceu que a autarquia aguarda pelo final da semana para conhecer os resultados das análises que foram feitas à comida, para tomar decisões.

As doenças de origem alimentar são provenientes de água ou alimentos contaminados, por microrganismos patogénicos.
Este tipo de doenças constitui um problema de saúde pública cuja magnitude é elevada , já que este tipo de doenças surge sob as mais diversas formas, desde ligeiras indisposições até situações mais graves que podem carecer de cuidados hospitalares ou mesmo causar a morte.

Na minha opinião para que sejam evitadas situações como esta é necessário que todas as empresas da área alimentar alimentos adotem o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP). O HACCP é um sistema preventivo que busca a produção de alimentos inócuos. Este princípio está sustentado na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manuseamento dos alimentos desde o campo até a mesa do sonsumidor.
Os princípios do HACCP são aplicáveis a todas as fases de prosução de alimentos, incluindo a agricultura básica, a pecuária, a industrialiação e manipulação de alimentos, os serviços de alimentação colectiva, os sistemas de distribuição e manuseamento e a utilização do alimento pelo consumidor.
O conceito básico destacado pelo HACCP é a prevenção e não a inspecção do produto terminado.

Como nota conclusiva, deve-se previligiar a prevenção para evitar a emergência.
A BOLA.PT, http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=366264
Expresso, http://expresso.sapo.pt/asae-e-camara-de-alenquer-investigam-intoxicacao-alimentar=f769624
TVI 24, http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/intoxicacao-alimentar-intoxicacao-alenquer-vila-franca-de-xira-criancas-tvi24/1396405-4071.html
Portal da Saúde, http://www.min-saude.pt/NR/exeres/18CB8A98-9943-4019-A2D9-718BDF3481FE.htm
Portal se Segurança Alimentar, http://www.segurancalimentar.com/conteudos.php?id=20

Sem comentários:

Enviar um comentário